Pedalando para um Futuro Sustentável

Pedalando para um Futuro Sustentável

No cenário atual de mudanças climáticas pequenas ações individuais podem gerar grandes impactos. Adote a bicicleta como meio de transporte diário.

Além dos benefícios à saúde, o uso da bicicleta contribui significativamente para a redução da pegada de carbono, uma métrica essencial na luta contra o aquecimento global.

O transporte é uma das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa. Veículos motorizados liberam dióxido de carbono (CO2) e outros poluentes na atmosfera.

Em contraste, as bicicletas são um meio de transporte limpo, que não emite gases poluentes. A troca de um carro por uma bicicleta em trajetos curtos pode reduzir drasticamente as emissões de CO2.

Estudos mostram que, para cada quilômetro pedalado em vez de dirigido, cerca de 150 gramas de CO2 deixam de ser emitidos.

Além de reduzir a poluição do ar, o uso da bicicleta diminui a poluição sonora e contribui para a descongestão do trânsito nas grandes cidades...

menos congestionamentos e menos tempo perdido no tráfego, o que também resulta em menor consumo de combustíveis fósseis e, consequentemente, menores emissões de gases poluentes.

Optar pela bicicleta para pequenas viagens diárias, como idas ao mercado, à padaria ou até mesmo ao trabalho, pode ser um primeiro passo.

Com o tempo, essa prática se tornará também um compromisso ambiental. O  uso da bicicleta promove a conscientização sobre a importância de estilos de vida mais sustentáveis.

Quer saber qual país já está adiantado na escolha da bike como meio de transporte? Clique para descobrir: