O BMX Freestyle é uma modalidade relativamente nova nas Olimpíadas, tendo feito sua estreia na competição em Tóquio 2020. O Brasil ainda não teve um representante na competição no Japão, mas os ciclistas brasileiros estão se preparando para a classificação do evento em Paris 2024. Os atletas apostam na criatividade e na agilidade para impressionar os juízes e buscar o ouro em Paris.
Em Paris 2024, 12 homens e 12 mulheres competirão no BMX freestyle. A anfitriã França recebe uma vaga por gênero. Cada Comitê Olímpico Nacional (CON) poderá classificar, no máximo, duas vagas por gênero. Para poder participar das competições em Paris, os ciclistas devem ter nascido até 31 de dezembro de 2009 (ter pelo menos 15 anos ou atingir essa idade em 2024).
A Olympic Qualifier Series oferece seis vagas por gênero, atribuídas por nome aos atletas com as melhores classificações. Após serem confirmadas pelos CONs, essas vagas não estarão mais disponíveis.
O Campeonato Mundial de Ciclismo Urbano em 2022 garante duas vagas por gênero para cada CON (Comitê Olímpico Nacional).
O Campeonato Mundial de Ciclismo em 2023 garante três vagas por gênero para cada CON (Comitê Olímpico Nacional).
Um total de 22 vagas serão oferecidas de novembro de 2022 a junho de 2024.
Os ciclistas brasileiros ainda disputam uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com o crescente interesse pela modalidade no país, espera-se que o Brasil consiga classificar atletas para a competição.
O BMX Freestyle será disputado no La Concorde Urban Park. As provas preliminares, tanto do masculino quanto do feminino, serão realizadas no dia 30 de julho. As finais das duas categorias estão marcadas para o dia 31 de julho.
A competição de BMX Freestyle em Paris 2024 será emocionante e cheia de ação. Os atletas precisam mostrar suas habilidades em uma série de manobras radicais e acrobáticas. A seguir, detalhamos a categoria e os critérios de avaliação.
A única categoria olímpica do BMX Freestyle é o Park. Nesta modalidade, os ciclistas realizam uma série de manobras em uma pista especialmente projetada, com rampas, obstáculos e outras estruturas que possibilitam a execução das manobras. Cada atleta tem 60 segundos para mostrar suas habilidades e impressionar os juízes.
Os juízes pontuarão os atletas com base na criatividade, na dificuldade da manobra, na altura e na execução. Além disso, o desempenho geral e a fluidez do conjunto de manobras também são levados em consideração. Quem tiver a melhor pontuação nas provas preliminares avança para a final. Na final, os três melhores sobem no pódio e conquistam as medalhas olímpicas.
O BMX Freestyle em Paris 2024 promete ser uma competição emocionante, com atletas de todo o mundo demonstrando suas habilidades e criatividade em busca do ouro olímpico. Fique atento às datas e ao processo de classificação para acompanhar os ciclistas brasileiros em sua busca por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Então, leia mais em Atualizações.
Publicado em %s = human-readable time difference
Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.
Read More